terça-feira, 6 de agosto de 2013

ECOS DO GP BRASIL 2013

Vou aqui dar uma palinha de como vi a festa máxima de nosso turfe.

-O Hipódromo estava bem mais cheio do que nos anos anteriores, e mesmo sabendo que muitos ali não eram turfistas, isso é um ponto a favor do turfe.
-Não vejo o que falar da organização, pois o único atraso se deu em virtude do alinhamento da milha e da desclassificação vergonhosa do Baccelo. Uma "goteira gigante" inundou o a parte esquerda do salão principal dentro da tribuna, o que mostrou que a mesma precisa de obras com urgência. 
-Uma latinha de coca 5 reais foi duro de aturar....

Vamos agora aos cavalinhos que é o que interessa:

-No Sukow deu o que tinha que dar. Desejado Put e Bottega que tinham travado belo duelo na Copa velocidade decidiram de novo, sendo que o potro ganhou mais fácil dessa vez igualando a marca recorde da craque Requebra. A diferença de peso que os potros levam faz uma grande diferença. Como era de se esperar o Tap Is Back, ganhador da preparatória carioca, foi um faixa de luxo não deixando que a Bottega fosse logo para a ponta. Dos outros não temos o que falar já que o terceiro colocado Beto Boss chegou bem longe. Londrino que veio com uma fama de craque pouco fez. Vamos aguardar para ver se mesmo com o aumento do peso o Desejado Put vai seguir mandando nas provas de velocidade. 
-No OSAF (para mim será sempre OSAF) vimos uma exibição de gala da Estrela Monarchos, que vinha de vitória escamada na preparatória e deu um vareio na turma. Quando a passagem surgiu e ela foi para a ponta o páreo acabou. A favorita Sutil parece gostar mais da raia pesada. Entrou na reta bem mas não teve final. Pela fragilidade da turma de machos nos 2.400m (tirando o Aerosol que provou ser craque) a Estrela Monarchos com certeza poderá correr com eles de igual para igual nas principais provas do nosso calendário clássico.
-Na milha o que vimos foi uma das grandes vergonhas dos últimos tempos no turfe. Se o Baccelo prejudicou alguém foi o On The Brink (o que tenho minhas dúvidas, já que muitos dizem que o mesmo mancou sozinho). O Maltês não sofreu prejuízo algum do Baccelo, mas o C.Lavor como não é bobo aproveitou a situação e reclamou. O que ouvi é que existe uma perseguição ao V.Nahid ainda por causa daquela história do Invictus. O mesmo após ser questionado sobre a reclamação e ter assistido a reta de frente estava tranquilo e disse: "Não teve nada". E não teve nada mesmo. Mas o mais grave é saber que o proprietário do cavalo que mancou que é da CC foi correndo a mesma pedir a desclassificação do animal Baccelo por causa do cavalo dele. Uma vergonha. Por minutos ali pensei em parar um pouco com o turfe, pois aquilo foi uma grande injustiça e não gosto disso. Sobre o páreo só posso dizer que o ganhador moral foi o Baccelo. Farrier teve intermação e bateu no box durante aquele alinhamento desastroso que resultou na morte do potro do TNT (que era "zorra" mundial) que disparou 2 vezes e não foi retirado. Vamos aguardar a volta do Farrier se ele já não estiver de malas prontas.
-No Brasil deu o que tinha que dar também. Aerosol que sempre foi tido como craque pelo treinador fez um reaparecimento de luxo na preparatória, quando vinha de parado e subia da milha para os 2.400m. Quando deu o larga e na primeira passagem ele já tinha tomado a ponta falei para meu amigo que estava ao lado: barbada é assim, corre na ponta! E acredito que poucos esperavam aquilo, o que deve ter dado uma tonteada nos adversários. No meio da reta oposta o Domingos ao ver que o cavalo embraveceu deu uma alça, ficando só 2 copros na frente. Ali eu não tinha mais duvidas que ele ganharia. Entrou na reta bem e quando deu a partida o páreo acabou mesmo com a atropelada do Ganesh, que dava para ver que não seria suficiente para tirar a vitória do animal do Araras. Sobre o Gober podemos dizer que era "nega" já que a história é que ele estava pronto para viajar e por causa de um exame acabou não viajando e foi inscrito. E na raia tudo se confirmou. 
E só para registrar, na enquete do blog o Gober teve 27% dos votos e o Aerosol, vencedor da prova, 19%.

E foi isso.